Gestão de Projetos de Software

O que é Gestão de Projetos?
  Gestão de Projetos consiste na utilização de técnicas colaborativa e boas práticas,  com o intuito de guiar o o grupo para trabalhar de maneira produtiva e eficiente. Em outras palavras, é o conjunto de práticas que usamos para não sairmos da reta, e com isso perder tempo, ou refazendo projeto.
Gerenciamento de Projetos é uma área da Engenharia de Software,  por tal, ela envolve todo o processo de criação, manutenção e entrega do projeto. Assim, a gerência se estende a três pilares:
  • Foco no cliente
  • Obter desempenho satisfatório da equipe
  • Administração de tempo 
Com ela é possível estabelecer conexão direta entre desenvolvedores e cliente, concebendo uma aplicação eficiente e entregue no prazo definido. Por isso, é de extrema importância em qualquer projeto de complexidade média-alta haver um gerente de projetos.

Software Manager ou Gerente de Projetos, o que ele faz e quais são seus deveres?
Ele é a pessoa que assume a liderança do projeto, organizando e coordenando o desenvolvimento e ambiente da equipe, ele tem que ser estar ciente das fases de desenvolvimento do projeto, assim como, do andamento do desenvolvimento de cada membro da equipe. É dever do gerente zelar pelas equipes e estabelecer uma co munição harmônica entre elas, por isso o gerente deve ter como características, empatia, ser uma pessoa ativa e comunicativa. Das suas responsabilidades com as pessoas:
  • Atuar como líder
  • Lidar com as partes interessadas
  • Gerenciar recursos humanos
  • Relatórios
 Com o projeto:
  • Definição e criação de escopo do projeto
  • Gerenciar as atividades e escopo
  • Monitorar progresso e desempenho
  • Análise de risco em cada fase de desenvolvimento
  • Tomar medidas necessárias para evitar ou sair de problemas
  • Agir como porta-voz do projeto
Gerenciamento de Escopo

Gerenciamento do escopo é essencial, uma vez que cria os limites do projeto, definindo-se claramente o que iria ser feito no projeto e o que não é feito. Isso faz projeto para conter tarefas limitadas e quantificáveis, que pode facilmente ser documentada e, por sua vez evita custos e tempo excedente.

No gerenciamento do escopo do projeto, é necessário:

  • Definir o escopo 
  • Decidir sobre a sua verificação e controlo 
  • Divida o projeto em várias partes menores para facilitar o gerenciamento. 
  • Verificar o escopo 
  • Controlar o escopo, incorporando as mudanças de escopo

 Gerenciamento de Estimativa

Para uma gestão eficaz estimativas precisas das diferentes medidas é uma necessidade. Com estimativa correta os gerentes podem controlar e gerenciar o projeto mais eficiente e eficaz.

Projeto estimativa poderá envolver as seguintes:
  • Estimativa do tamanho Software
Software pode ser estimada, quer em termos de KLOC (quilo linha de código) ou pelo cálculo de pontos de função do software. As linhas de código depende da função e práticas de codificação pontos variam de acordo com o usuário ou requisito de software.
  • Empenho estimativa
Os gestores estimam esforços em termos de exigência pessoal e homem-hora necessários para produzir o software. Para tamanho esforço software estimativa deve ser conhecida. Isso pode ser obtido por experiência dos gestores da organização, dados históricos ou software tamanho pode ser convertido em esforços, utilizando algumas fórmulas-tipo.
  • Estimativa de tempo
Uma vez tamanho e esforços são estimados, o tempo necessário para produzir o software pode ser estimada. Os esforços exigidos é segregado em sub categorias conforme as especificações de requisitos e da interdependência dos vários componentes de software. Tarefas são divididas em pequenas tarefas, atividades ou eventos por meio do trabalho estrutura revolucionária (WBS). As tarefas são agendadas no dia-a-dia ou em meses de calendário.
A soma do tempo necessário para concluir todas as tarefas em horas ou dias, é o tempo total investido para concluir o projeto.
  • Estimativa de Custos
Este pode ser considerado como o mais difícil de todos, pois ela depende de mais elementos que qualquer dos anteriores. A estimativa de custos de projeto, é necessária a considerar -
    • Tamanho do software
    • Qualidade de Software
    • Hardware
    • Software adicional ou ferramentas, licenças etc.
    • Pessoal qualificado com competências específicas de tarefas
    • Curso envolvidos
    • Comunicação
    • Treinamento e suporte
 


 
 
Referências:
https://www.tutorialspoint.com/pg/software_engineering/software_project_management.htm
https://www.devmedia.com.br/gestao-de-projetos-de-software/9143
https://www.pmtech.com.br/artigos/Gerenciamento_Projetos_Software.pdf

 


Comentários

Postagens mais visitadas