MOOCs, as novas plataformas de educação online.
Surgido em 2008 os MOOCs (Massive Open Online Course), seguindo pela tradução da sigla em português significa Curso Online Aberto e Massivo. Em 2012 teve o seu devido reconhecimento e o ano foi considerado ano dos MOOC's assim se popularizando e crescendo no meio web.
O objetivo dessa modalidade de ensino é disponibilizar livre acesso à educação e ampliar as oportunidades de obtenção de conhecimento em qualquer parte do mundo.
Em geral, os cursos são ofertados gratuitamente por plataformas online especializadas, nas quais o interessado deve se inscrever e escolher os cursos que desejar.
Não existir limite de vagas de alunos para o curso, em geral não é necessário que o interessado possua algum pré-requisito. Para o ensino a plataforma dispõe ferramentas de educação a distância, isso inclui:
- # Aulas online
- # Palestras
- # Indicação de materiais didáticos (livros, textos científicos, etc.)
- # Apostilas
- # Conteúdos em Power Point
- # Resumos
As avaliações são realizadas pelo próprio estudante, por meio de questionários, quizzes ou jogos. Neste caso, destacamos que cabe ao aluno a responsabilidade de se empenhar e se dedicar aos seus estudos.
Vale lembrar que, em alguns casos, ao finalizar o curso é possível obter um certificado, que pode ser acrescido ao currículo do estudante e com isso valorizá-lo no mercado profissional. Contudo, para obter a certificação, é necessário investir em uma taxa, cobrada pelas instituições responsáveis pelo MOOC para custear a emissão e validação do documento.
Fontes:
Levando em consideração que sete em cada dez casas tem acesso à internet no Brasil (IBGE, 2018), a ideia de colocar cursos gratuitos online é muito interessante e se tornaria ainda melhor se fosse mais divulgado, já que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.
ResponderExcluir