MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOCS): PERFIL DOS CURSOS NO CAMPO DA SAÚDE
A revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, publica em sua plataforma o artigo produzido por Liara Saldanha Brites e Cristianne Maria Famer Rocha, pesquisa na área de Novas Tecnologias na Educação, e nesta explora a possibilidade de ensino a distância por meio de MOOCs com cursos relacionados a saúde.
Segue em recorte o Resumo do Artigo:
"Diversas instituições de ensino, impulsionadas pela dinâmica evolução do uso das
tecnologias, têm explorado as possibilidades de ensino a distância. Assim despontaram os
Massive Open Online Courses (MOOC). Este estudo, de cunho exploratório e abordagem
quantitativa e qualitativa, a partir da análise de dados do site MOOC-List.com, objetivou realizar
um levantamento das características dos MOOCs relacionados à saúde. Os 376 cursos
encontrados para área da saúde representam apenas 8,19% dentre os 4.593 cursos disponíveis,
tendo sido a maioria (82,18%) ofertada a partir de 2015. A duração estimada dos MOOCs, bem
como o número de horas dedicado para realizar os cursos, são variados. Inglês é o idioma
predominante (81,35%). A plataforma Coursera, os países Estados Unidos da América e Reino
Unido ofertaram mais cursos. O Brasil ocupa a 6ª posição e somente doze dos MOOCs
encontrados são brasileiros. Os MOOCs na saúde são recentes, poucos são disponibilizados em
português e produzidos a partir da realidade brasileira. Porém, conhecer suas características
contribui no planejamento e implantação de novos cursos."
Para aprofundar mais sobre a temática visite a URL da revista e leia o artigo.
URL: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/75097
Fonte: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/75097
Realmente os cursos online são uma inovação tecnológica que vem se estabelecendo , sendo mais baratos e flexíveis
ResponderExcluir